Sindimoveis-ES se integra a Rede Internacional de Corretores de Imóveis
04 de Maio de 2009

O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Espírito Santo – SINDIMÓVEIS-ES, ARY BARBOSA BASTOS, participou em Fortaleza (CE) da última reunião da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis – FENACI, realizada de 31 de março a 1º de abril, quando na oportunidade assinou convênio de cooperação técnica com a National Association of Realtors – NAR, organização dos corretores de imóveis dos EUA que congrega cerca de 1,3 milhões de profissionais do ramo, algo como 35% dos corretores em atividade no mercado americano. O SINDIMÓVEIS-ES passa a ser o representante da NAR no Estado. A assinatura foi intermediada pela diretoria da FENACI.

Um outro importante instrumento de apoio para os profissionais capixabas será a realização de um curso em Vitória, onde será desenvolvido em parceria da FENACI com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo – Secovi-SP, visando credenciar a categoria para que possa fazer parte do Icrea, sigla em inglês do Consórcio Internacional de Corretores de Imóveis, proprietário do site World Property, o maior site de oferta de imóveis do mundo, com a participação de mais de dois milhões de corretores em escala planetária, contando também com a oferta de mais de quatro milhões de imóveis.

No Brasil, este site é representado pela FENACI (juntamente com todos os sindicatos de corretores) e pelo Secovi-SP. Segundo o presidente da FENACI, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, cerca de 35 países no mundo compõem o Icrea. “A partir do momento em que firmamos estes convênios, entramos em um processo irreversível de qualificação profissional, que hoje se configura em uma tendência mundial. A integração dos mercados é o que pode trazer maiores e melhores ganhos para a categoria”, avaliou o presidente da Fenaci. Para ele, a grande meta é exponencializar a atuação internacional do profissional brasileiro, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos apropriados.

Da assinatura do convênio participaram o presidente do Icrea, Thijs Stoffer, também vice-presidente da NAR; Fabiana D’Atri, economista do Bradesco; Sérgio Porto, presidente do Secovi-CE; Jose Maria Cavalcante Lima, presidente do Sindimóveis-CE; Laerte Temple, diretor-executivo do Secovi-SP, José Augusto Pereira Nunes, vice-presidente da NAR para o Brasil, Francisco Antonio Feijó, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais, presidentes de Sindicatos de Corretores de Imóveis, além de inúmeras lideranças empresariais ligadas ao setor.

Para Ary Bastos o fortalecimento das redes locais nos Estados via cooperativas com apoio dos sindicatos na qualificação e a integração de negócios no país e fora dele irá alavancar melhores resultados financeiros aos Corretores de Imóveis .