Contribuição Sindical

A Contribuição Sindical deixou de ser obrigatória, logo estamos trabalhando com a Contribuição Filiativa, e sua importância é na construção de um sindicalismo forte e atuante, um Sindicato não defende apenas seus filiados.

O Brasil possui, hoje, 20 milhões de trabalhadores sindicalizados, responsáveis pela existência de 11,4 mil entidades sindicais de trabalhadores. Mas no exercício do seu papel representativo, estes sindicatos defendem, junto aos sindicatos patronais ou diretamente aos empregadores, os direitos e as conquistas de um contingente muito maior de pessoas.

Toda a vez que um sindicato negocia com uma categoria patronal, as vantagens obtidas da negociação não ficam restritas aos seus associados: por força de lei, elas são estendidas a todos os profissionais que fazem parte da mesma categoria, indistintamente, mesmo que não sejam sindicalizados.

Os profissionais liberais somam mais de 5 milhões, no Brasil, sendo representados por mais de 500 entidades sindicais. Esses sindicatos, além de realizar a negociação trabalhista, lutam por uma ampliação do seu espaço de atuação profissional, prestando ainda uma série de serviços aos seus associados.

Todos ganham com a força da representação sindical
O Sindicato, assim, cumpre um importante papel social. Além de negociar salários, ele estabelece acordos coletivos com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos profissionais que representa. Ele luta pela ampliação dos benefícios ao trabalhador e acaba estendendo sua ação sobre as próprias necessidades das famílias de seus representados.

Isto, quando não é o Sindicato mesmo que cria e oferece serviços indispensáveis aos profissionais, proporcionando assistência jurídica a seus filiados, planos de assistência médica e odontológica, cursos de qualificação profissional, recolocação no mercado de trabalho e outros.

Mas sem investimentos nada disso seria possível. É por isso que todo trabalhador, sindicalizado ou não, recolhe, uma vez por ano, a chamada Contribuição Filiativa, onde assegura aos associados o devido suporte conforme mencionado acima, ela serve para manter e fortalecer o Sindicato, e para garantir que ele continue exercendo o seu papel.

Sindicato por categoria profissional é garantia de defesa de todos os seus direitos
A partir do conhecimento das particularidades das distintas categorias profissionais, das suas necessidades e da proteção legal específica garantidas pela regulamentação profissional própria de cada uma delas, torna-se possível ao Sindicato ser uma forte organização na luta pelos interesses da sua categoria.

Um movimento sindical forte como temos no Brasil é essencial para a organização coletiva da sociedade civil e para a defesa dos princípios éticos e democráticos. Você poderia imaginar eventos como o impeachment de Fernando Collor de Mello, os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, a movimentação pelas eleições diretas para Presidente da República, assim como outros fatos da nossa história recente, sem a participação do movimento sindical?

Compare o que você recebe com o que você paga
Compare o custo com o benefício que o Sindicato proporciona a você e sua família. Se isso fosse colocado em uma balança, todos os trabalhadores do Brasil, sem o apoio e o amparo de seus sindicatos, não teriam forças para equilibrá-la. A sua voz é importante. Estamos falando de seu futuro.

E o valor que você paga anualmente corresponde a menos de um dia de trabalho.

Sem a sua contribuição nada disso seria possível! Reafirme o seu compromisso com o sindicato representativo da sua categoria profissional, pagando a Contribuição Filiativa até 28 de fevereiro.

POR QUE A REPRESENTAÇÃO SINDICAL
POR CATEGORIA PROFISSIONAL É IMPRESCINDÍVEL

Salário Seu salário sofreria uma perda gradual de poder aquisitivo. E você não teria uma entidade específica negociando com o empregador.

Emprego O Sindicato é indutor e defensor da manutenção do emprego e da obediência às leis e direitos trabalhistas, acompanhando as rescisões contratuais.

Saúde O Sindicato da sua categoria possibilita, através de convênios, oferecer aos associados serviços que compensam a fragilidade da previdência social.

Futuro O Sindicato profissional cria suportes à atualização, proporcionando condições de melhoria no seu desempenho profissional. Possibilita ainda a sua recolocação no mercado de trabalho.

PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO FILIATIVA É FACULTATIVO, sendo reservado ao sindicato conceder descontos e convênios somente aos seus Corretores Filiados.

Lembre-se: o pagamento da contribuição efetuado para o sindicato representante de sua categoria profissional é instrumento de fortalecimento do trabalho diário de representatividade da categoria perante os empregadores, Governo e a própria sociedade.

Para que seu sindicato seja representativo, é preciso que tenha força para implementar as políticas necessárias à sua defesa e, somente com seu apoio, será possível alcançar todos os objetivos da sua categoria profissional. Venha você também participar dessa luta.

O Sindicato está com suas portas abertas para recebê-lo e sanar qualquer dúvida remanescente.

Telefone: (27) 3223-3355. Horário de atendimento: De segunda-feira à sexta-feira das 09h as 12h e das 13h as 18h, localizado à Rua Alberto de Oliveira Santos, nº 40 – sala 11 – Ed. Presidente Kennedy, Centro, Vitória/ES, CEP: 29.010-250.

Cursos - (27) 3026-3359